quinta-feira, 6 de abril de 2017

O uso das tecnologias na educação: Thainara Helena

O uso das tecnologias na educação


No contexto escolar atual, é impensável fazermos algumas tarefas sem a ajuda de um computador. Pilhas de cadernos, agendas e planilhas de papel foram substituídas por arquivos no computador, que facilitam o fechamento de notas, o controle de presenças, a emissão do histórico dos alunos, etc. Provas são ricamente elaboradas com o uso de softwares, internet e editores de texto. Chega um momento, porém, em que a presença de alguns recursos tecnológicos deve deixar de ser imprescindível apenas no espaço administrativo e ocupar seu lugar onde será mais útil e mais ricamente aproveitada: a sala de aula.

Os recursos tecnológicos na escola
É evidente a insatisfação dos alunos em relação a aulas ditas "tradicionais", ou seja, aulas expositivas nas quais são utilizados apenas o quadro-negro e o giz. O aprender por aprender já não existe: hoje, os alunos precisam saber para que e por que precisam saber determinado assunto. Essa é a típica aprendizagem utilitária, isto é, só aprendo se for útil, necessário para entrar no mercado de trabalho, visando ao retorno financeiro. A internet invade nossos lares com todas as suas cores, seus movimentos e sua velocidade, fazendo o impossível tornar-se palpável, como navegar pelo corpo humano e visualizar a Terra do espaço sem sair do lugar. É difícil, portanto, prender a atenção do aluno em aulas feitas do conjunto lousa + professor.
Então, por que fazer o mesmo quando se pode fazer diferente? Uma vez que os alunos gostam tanto de aulas que utilizam a tecnologia, por que não aproveitar essa oportunidade e usá-la a seu favor? A aula pode entusiasmar os alunos de maneira ao menos parecida com que são excitados pelos jogos e filmes de alta qualidade em efeitos especiais. A escola precisa modernizar-se a fim de acompanhar o ritmo da sociedade e não se tornar uma instituição fora de moda, ultrapassada e desinteressante. Embora lentamente, ela está fazendo isso. Saber que o aluno aprende com o que lhe prende a atenção todos sabem. A questão é: estão os professores, as escolas e os sistemas de ensino preparados para tal mudança?
Aulas modernizadas pelo uso de recursos tecnológicos têm vida longa e podem ser adaptadas para vários tipos de alunos, para diferentes faixas etárias e diversos níveis de aprendizado. O trabalho acaba tendo um retorno muito mais eficaz. É importante, no entanto, que haja não apenas uma revolução tecnológica nas escolas. É necessária a revolução na capacitação docente, pois a tecnologia é algo ainda a ser desmistificado para a maioria dos professores.
Existe uma infinidade de programas disponíveis para montagem de exibições de slides, de atividades interativas e jogos; porém, alguns professores não sabem como utilizá-los. Utilizar o computador em sala de aula é o menor dos desafios do professor: utilizar o computador de forma a tornar a aula mais envolvente, interativa, criativa e inteligente é que parece realmente preocupante. O simples fato de transferir a tarefa do quadro-negro para o computador não muda uma aula. É fundamental que a metodologia utilizada seja pensada em conjunto com os recursos tecnológicos que a modernidade oferece. O filme, a lousa interativa, o computador, etc., perdem a validade se não se mantiver o objetivo principal: a aprendizagem.

O que vem sendo feito e o que é possível melhorar
Os recursos tecnológicos devem servir como extensões do professor. Ideias abstratas tornam-se passíveis de visualização; o microscópico torna-se grande; o passado torna-se presente, facilitando o aprendizado e transformando o conteúdo em objeto de curiosidade e interesse. O essencial é que as aulas obedeçam a uma cadeia de ideias que deixe o aluno orientado em relação ao que está aprendendo. Cada aula não é uma aula, e sim uma aula que veio antes de uma aula e depois de outra. O aprendizado deve ser interligado.
https://loja.grupoa.com.br/revista-patio/artigo/5945/o-uso-das-tecnologias-na-educacao.aspx

2 comentários:

  1. Gostei muito dessa publicação nos mostra que a tecnologia vem chegando com tudo em sala de aula, substituindo cadernos, planilhas, etc..mostrando que o uso da tecnologia facilita o aprendizado dos alunos, pois o modo tradicional lousa + professor não chama tanta atenção dos alunos como o uso da tecnologia causa mais interesse neles, deixa os alunos mais entusiasmados e mais envolvidos na aula, é importante também destacar que para a implantar as tecnologias em sala de aula não existe idade pode ser aplicada em várias faixas etárias, uma desvantagem muito comum é que muitas escolas não estão preparadas para essa inclusão e muitos dos professores também desconhecem o uso dessa modernidade lhe causando um grande desafio,e como tudo precisa de uma preparação e uma organização tanto com os conteúdos a ser passados como para as metodologias a serem trabalhadas para manter sempre o foco da aula e não ter distrações. DANIELE SENHORINHA DA SILVA 1 SEMESTRE PEDAGOGIA

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito dessa publicação nos mostra que a tecnologia vem chegando com tudo em sala de aula, substituindo cadernos, planilhas, etc..mostrando que o uso da tecnologia facilita o aprendizado dos alunos, pois o modo tradicional lousa + professor não chama tanta atenção dos alunos como o uso da tecnologia causa mais interesse neles, deixa os alunos mais entusiasmados e mais envolvidos na aula, é importante também destacar que para a implantar as tecnologias em sala de aula não existe idade pode ser aplicada em várias faixas etárias, uma desvantagem muito comum é que muitas escolas não estão preparadas para essa inclusão e muitos dos professores também desconhecem o uso dessa modernidade lhe causando um grande desafio,e como tudo precisa de uma preparação e uma organização tanto com os conteúdos a ser passados como para as metodologias a serem trabalhadas para manter sempre o foco da aula e não ter distrações. DANIELE SENHORINHA DA SILVA 1 SEMESTRE PEDAGOGIA

    ResponderExcluir