5 desafios no uso da tecnologia em sala de aula
A tecnologia está cada vez mais inserida em nosso cotidiano. Nas Universidades não é diferente: smartphones, tablets e laptops são prioridade na mochila de qualquer jovem. Nada mais natural, portanto, que incluir estes elementos na educação, expandindo conhecimento e ultrapassando os portões da instituição. Será? Aqui no blog, somos entusiastas do uso da tecnologia no desenvolvimento da educação, mas é preciso admitir: algumas limitações persistem.
Compartilhamos abaixo cinco desafios que, mesmo com o desenvolvimento tecnológico, ainda precisam ser superados. Confira:
Investimento e infraestrutura
Nem todas as Universidades podem acompanhar a velocidade com que a tecnologia muda. Renovar os equipamentos constantemente, oferecer amplo acesso à Internet banda larga e ter mão de obra especializada para manutenção e operacionalização das redes exige investimento contínuo por parte dos gestores. Nesses casos, é importante analisar o custo-benefício das ferramentas contratadas. Serviços com hospedagem gerenciada, por exemplo, podem reduzir os custos com funcionários especializados.
Nem todas as Universidades podem acompanhar a velocidade com que a tecnologia muda. Renovar os equipamentos constantemente, oferecer amplo acesso à Internet banda larga e ter mão de obra especializada para manutenção e operacionalização das redes exige investimento contínuo por parte dos gestores. Nesses casos, é importante analisar o custo-benefício das ferramentas contratadas. Serviços com hospedagem gerenciada, por exemplo, podem reduzir os custos com funcionários especializados.
Contato real versus virtual
Por mais que as redes sociais e os recursos de interação tenham um papel fundamental para fomentar debates, o contato real ainda é importante. Em cursos a distância, por exemplo, é preciso estar comprometido em fazer todas as disciplinas, mesmo sem o incentivo constante de colegas e professores. Claro, tudo depende de como a aula é conduzida. Um professor que mantenha os alunos atentos pode tornar o contato virtual tão interessante quanto o real.
Por mais que as redes sociais e os recursos de interação tenham um papel fundamental para fomentar debates, o contato real ainda é importante. Em cursos a distância, por exemplo, é preciso estar comprometido em fazer todas as disciplinas, mesmo sem o incentivo constante de colegas e professores. Claro, tudo depende de como a aula é conduzida. Um professor que mantenha os alunos atentos pode tornar o contato virtual tão interessante quanto o real.
Distração

Fonte: Pinterest
Muitos professores acreditam que os smartphones e tablets podem ser apenas uma fonte de distração para os alunos. Em alguns casos, essa afirmação é verdadeira. Os jovens se distraem com muita facilidade e os gadgets podem tornar a rotina da sala de aula estressante. Cabe ao educador usar os recursos ao seu favor para tornar a aula motivadora e manter o foco.
Excesso de facilidadeSe mal utilizada, a tecnologia pode facilitar em excesso as tarefas dos estudantes. Usar aplicativos que fornecem respostas rápidas em vez de aprender determinado exercício em profundidade é um exemplo de como a tecnologia, se mal utilizada, presta um desserviço à educação. Gestores e professores devem encontrar o ponto de equilíbrio entre a utilização correta dos aplicativos e o uso desregrado.
Avaliação dos alunos

Fonte: Pinterest
Usar tecnologia não significa, necessariamente, que os estudantes vão se sair melhor nas avaliações tradicionais. O aprendizado depende diretamente da motivação – utilizar aplicativos sem qualquer critério pedagógico pode não instruir os jovens. Os defensores do uso da tecnologia em classe acreditam que os resultados dos testes padronizados pode não ser o melhor indicador de inteligência do aluno. No entanto, avaliações que comportem esse novo jeito de ensinar ainda não surgira
Concordo com os desafios, eu como futura professora fico imaginando se daria certo, mesmo concordando com a inclusao da tecnologia em sala de aula, mas os alunos se distraem muito e o medo de tornar a aula estressante é grande. como estamos no meio de um mundo virtual, o jeito é estudar, pesquisar, usar recursos ao favor e tentar fazer com que o aprendizado virtual seja mais interessante que uma rede social em certos momentos e apropriar a aula de maneira que dê certo. ALUNA ANA BEATRIZ RODRIGUES. 1 SEMESTRE.
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