O professor em sala de aula está sempre preocupado em fazer com que seus alunos assimilem a proposta da aula.
Quando novas tecnologias são aplicadas em sala de aula, as questões relacionadas à situação de comunicação se mostram ainda mais importantes. O professor precisa considerar, por exemplo, o nível de familiaridade dos alunos com a tecnologia proposta. Além disso, as atividades devem ser orientadas de forma clara, para estabelecer um contrato entre aluno e professor sobre os objetivos no ensino e aprendizado quando mediados por novas tecnologias. A orientação e a mediação do professor se fazem imprescindíveis na seleção de informações confiáveis ou não. Por exemplo, na construção de um trabalho de pesquisa, o professor pode mostrar sites, blogs e paginas que são confiáveis, que obtenham coerência em seus conteúdos e seja voltada para a idade em que se encontra seus alunos, ou seja, as noticias que os alunos tem acesso nas redes sociais podem ser boatos ou infundadas, baseadas em ideologias que deturpam a realidade e podem, portanto, prejudicar o processo de construção do pensamento.
Dessa forma, podemos considerar que a internet foi uma grande facilitadora para comunicação entre pessoas, e pesquisas que abrangem o conhecimento. Dispositivos eletrônicos, nos permitem uma aproximação virtual com pessoas e com vários tipos de informação.
O mundo ficou conectado e a produção de conhecimento se torna casa vez mais constante e compartilhada.
Essas tecnologias trouxeram novas formas de comunicação que, como tudo, há prós e contras. O papel do professor deve ser o de buscar fazer uma mediação adequada para que essas tecnologias sejam utilizadas pelos alunos de forma mais critica, consciente e capaz de utilizar e transformar as mitas informações que chegam com discernimento, humanidade e gerando conhecimentos.
GABRIELA TILLVTZ MACHADO
1° SEMESTRE PEDAGOGIA- UNOPAR
Nenhum comentário:
Postar um comentário