sábado, 1 de abril de 2017

Um olhar docente sobre as tecnologias digitais na formação inicial do pedagogo. Zoraide Aparecida dos Santos

Meu primeiro encontro com as tecnologias digitais na educação foi em 1991, quando trabalhava como professora do ensino fundamental e um novo projeto foi implantado na escola. Um espaço comum de tijolos, foi transformado numa sala mágica com a aquisição de oito computadores (máquinas simples com visor monocromático) e causou uma grande revolução no ambiente escolar e uma grande mudança na minha trajetória profissional.
Diante da resistência dos colegas professores em aprender a nova linguagem, aceitamos o desafio de ser alfabetizado na linguagem logo e passei a ser professora de informática, abandonando, temporariamente, a sala de aula tradicional. Aparentemente houve uma transformação na escola, o ambiente era vivo, os alunos e mostravam interessados, interagiam, pesquisavam em jornais, revistas, gravavam reportagens relacionadas às inovações tecnológicas e as levavam para as discussões na escola.
Acreditava-se que a simples chegada do computador na escola provocaria uma mudança de qualidade no processo de ensino aprendizagem, mas isto de fato não ocorreu, apesar do marketing institucional.O projeto implantado pela direção como proposta curricular não foi endossado pelos professores que continuaram com suas práticas tradicionais, a prática docente na sala de aula, ainda se pauta no paradigma clássico herdado da ciência moderna, com uma nítida separação entre a emissão pelo professor e a recepção pelos alunos(Silva M.,2002,p.10-21).
A partir dessas considerações esclarecemos que o desejo de preguiças sobre o uso do computador na formação inicial do pedagogo pode ser compreendido, em sua essência, pela minha formação em Pedagogia, pela experiencia adquirida como professora no ensino fundamental e principalmente nas inquietações vivenciadas como docente no âmbito da formação dos educadores.
Portanto quando escolhemos o curso de Pedagogia para cenário de nossa pesquisa, entendemos que a formação dos pedagogos contemporâneos tem que se haver com a incorporação das tecnologias digitais no seu currículo, nos modelos de formação institucionalizada, onde os docentes ocupam uma posição crucial, como agentes de mudanças.

Pontifica Universidade Católica de Minas Gerais Pró-reitoria e de Pós- graduação Departamento de Educação.
Patricia Maria Caetano de Araújo. (aluna Zoraide Aparecida dos Santos)

Nenhum comentário:

Postar um comentário