quinta-feira, 6 de abril de 2017

SOLUÇÃO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL AUXILIA A APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL.

Instituição no litoral paulista usa a Mesa Educacional Alfabeto com recursos em braile para auxiliar processo de alfabetização de crianças cegas ou com baixa visão.
image001
Centenas de escolas usam as mesas educacionais da Positivo Informática,  soluções de tecnologia que combinam hardware, software e material concreto para ajudar na alfabetização, na aprendizagem de matemática e na socialização, e que já conquistaram prêmios no Brasil e no exterior. Desde abril, alunos do Centro de Educação e Reabilitação para Deficientes Visuais Lar das Moças Cegas (LMC), de Santos (SP), têm tido a oportunidade de aprender com a Mesa Educacional Alfabeto, que apoia a alfabetização e o letramento das crianças, utilizando animações, vídeos, recursos sonoros, regulagem de altura, navegação via teclado, lupa e materiais em braile para tornar o aprendizado mais natural e divertido.
“Quando falamos em educação especial, garantir o acesso a recursos tecnológicos é fundamental e, no caso das Mesas Educacionais, além de socialização e criatividade, a tecnologia ajuda a desenvolver o potencial cognitivo dos alunos”, explica Regina Silva, diretora da Divisão de Tecnologia Educacional da Positivo Informática. Além de auxiliar no convívio e na alfabetização, a Mesa Alfabeto abre novas possibilidades no ensino, estimulando a criatividade e a imaginação. “As crianças estão adorando, porque aprendem brincando”, afirma Marta Valdívia, diretora pedagógica do LMC, que acredita que os alunos estão ainda mais interessados.
Segundo Valdívia, a novidade foi muito bem recebida por alunos e professores, que contam já ter percebido melhora no relacionamento interpessoal em sala de aula. “A socialização melhorou muito, tanto entre eles, quanto para com os professores”, diz a diretora pedagógica do Lar das Moças Cegas. Isso porque, cada mesa possibilita que até seis alunos participem juntos das atividades propostas, em um ambiente colaborativo, envolvendo a manipulação de elementos físicos e do software educacional.


ISABELA CHAVES PEDAGOGIA 1º SEMESTRE

Nenhum comentário:

Postar um comentário