sábado, 1 de abril de 2017

"JEAN"- A tecnologia precisa estar presente na sala de aula ?

Pesquisadora da PUC-SP alerta que o currículo escolar não pode continuar dissociado das novas possibilidades tecnológicas.






Em um mundo cada vez mais globalizado, utilizar as novas tecnologias de forma integrada ao projeto pedagógico é uma maneira de se aproximar da geração que está nos bancos escolares. A opinião é de Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida, coordenadora e docente do Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).
Defensora do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) em sala de aula, Beth Almeida faz uma ressalva: a tecnologia não é um enfeite e o professor precisa compreender em quais situações ela efetivamente ajuda no aprendizado dos alunos. "Sempre pergunto aos que usam a tecnologia em alguma atividade: qual foi a contribuição? O que não poderia ser feito sem a tecnologia? Se ele não consegue identificar claramente, significa que não houve um ganho efetivo", explica. 

Nesta entrevista para NOVA ESCOLA, a especialista no uso de novas tecnologias em Educação, formação docente e gestão falou sobre os problemas na formação inicial e continuada dos professores para o uso de TICs e de como integrá-las ao cotidiano escolar.

Minha opinião sobre a entrevista.

Acredito que essa entrevista contribuiu para uma compreensão mais elaborada e crítica acerca do tema WEBCURRÍCULO e acrescentar que as TICs são uma condicionante para imprimir mudanças na escola, tornando-a mais atual e contextualizada, mas é um processo que depende muito de investimento e reestruração do atual modelo de ensino, o que já está gradualmente acontecendo, mas de acordo com a entrevista: precisamos ter e dominar as tecnologias para usá-las,dessa forma muitas dúvidas foram sanadas.




Jean Marciel Amaro   1°Semestre-Pedagogia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário