O conhecimento de novas tecnologias ainda encontra resistência na escola,enquanto alguns educadores temem que o uso da internet, de softwares educativos e de plataformas de ensino a distancia prejudique o processo de aprendizagem, outros negam a existência desses recursos didáticos por desconhecer suas potencialidades.
As tecnologias contemporâneas permitem a construção de leituras inovadoras do mundo e ampliam as possibilidades de articulação, construção e circulação da informação,Aprendemos com o filosofo austríaco Ludwig Witgenstein (1889-1951) que os limites da nosso mundo, quanto maior a diversidade de ferramentas dominadas pelo aluno, maior será seu território de ação. Ensinar a criança e o adolescente a se apropriar dessas novas linguagens é única maneira de torná-los competentes para a comunicação coletiva.
Toda escola deveria assumir o compromisso ético de proporcionar aos alunos o uso adequado dessa ferramenta, dando assim subsídios para que sejam capazes de filtrar as informações disponíveis, produzir construir e conseguir articulados de forma reflexiva.
Revista Gestão Escola,Nova Escola.
Catarina Lovelberg.
Aluna: Zoraide Aparecida dos Santos.
as escolas assumem papeis importantes nesse caso, mas o maior auxilio vem dos pais, principalmente em observar o que os filhos estão observando nas redes, se vai ajudar nas atividades da escola, ou se é só pra diversão, é om impor certos limites. Sthefany Quadros dos santos pedagogia 1° semestre
ResponderExcluirDiante o avanço das novas tecnologias, o docente torna suas aulas mais estimulantes, divertidas e diferenciadas. Esta é uma das formas de mostrar que o aluno pode sim obter um bom desempenho com as máquinas, com softwares educacionais que enriquece conhecimento.
ResponderExcluirO docente cria certas facilidades aumentando a autoestima dos alunos, além de permitir novos valores na educação. O docente como mediador tem papel significativo e é dele a missão de buscar alternativas viáveis para fazer o desinteresse dos alunos que não querem se envolver e participar dos projetos implantados pela escola desaparecer.
É importante destacar que a maneira como o docente passa o conteúdo mostra o poder versátil que ele possui em dissolver o conhecimento complexo transformando em praticidade acessível a todos, para que o uso das tecnologias seja aliado à aprendizagem, utilizando recursos disponíveis e variados de forma a integrar a prática do professor com sua vivência e experiência sobre o assunto tratado, ou seja, o professor tem que possuir preparação.
No entanto é valido ressaltar que o professor que usa a tecnologia na ensino além de somar as dificuldades encontradas na sala de aula tem que aliar as vertentes, ou seja, mostrar que domina o conteúdo, os recursos tecnológicos e praticidade, pois sem essas teorias é impossível desenvolver e resolver as questões difíceis que apresenta no mundo de hoje, pois é preciso que o docente acompanhe e aprenda a elaborar atividades sob aquilo que para o aluno é interessante, pois só desta maneira conseguiremos trazer o aluno para uma aprendizagem mais rígida e valorosa, tanto para sua vida pessoal, tanto quanto para a profissional.
Gleiciane Souza Alves
Pedagogia 1° semestre
Concordo.
ResponderExcluirO docente deve ter um olhar amplo para isso, saber que a tecnologia é algo que o ser humano desenvolveu para facilitar e atender as suas necessidades desde a "era da pedra".
Ao utilizar a tecnologia o professor aproxima o aluno em um mundo cheio de informações.