quarta-feira, 22 de março de 2017

Uso das tecnologias no ensino fundamental - Rafaela Regina Ramos

                                         
As tecnologias estão cada vez mais se tornando parte da vida cotidiana das pessoas, independente da sua faixa etária. Desde crianças até idosos demonstram interesse em se tornar parte do mundo digital e assim adquirir conhecimento e entendimento sobre a área.
A utilização dessa tecnologia no aprendizado é fundamental para a modernização do sistema educacional brasileiro porém, devemos ficar atentos a outros aspectos do desenvolvimento das crianças, esse processo não deve ser forçado ou obrigatório no ensino, já que nem todos alunos aprendem no mesmo ritmo.
O interesse das crianças pelo uso de aparelhos eletrônicos aumenta gradativamente, devemos ficar atentos para que esse mundo tecnológico não prive as crianças de desenvolver suas habilidades sociais, ou suas experiências em vivenciar o mundo real. O interesse em se relacionar com outras pessoas e criar algo real dessas relações é primordial para que a criança se entenda como um ser de relações em aspectos biológicos, psicológicos, sociais e culturais.
Ao inserir o uso de tecnologias no ensino fundamental muitas vantagens podem ser observadas, dessa forma a criança entende que a tecnologia pode exercer vários papéis em sua vida cotidiana, induz que o aprendizado pode ser obtido através de um computador, o que é verdade, amplia a visão da criança sobre as tecnologias, não limitando apenas ao prazer ou divertimento.
O sistema educacional atual se baseia num ensino bancário, onde o professor deposita o conhecimento aos alunos, claramente não sendo satisfatório para o professor nem para o aluno, diante da falta de professores atualmente na rede pública, e à existência de evasão dos alunos mesmo com o sistema de aprovações compulsórias.
Nesse sentido a tecnologia pode se apresentar como um novo método de ensino inclusive para o professor, que pode mudar a dinâmica da aula em cada encontro em sala de aula, ampliando a visão escolar ao professor e ao aluno. Seria uma nova maneira do professor construir com o aluno o conhecimento em sala de aula

Um comentário:

  1. acho importante essa mediação do novo paradgma moderno que temos em sala de aula, a mudança de dinâmica implica ao aluno maior interesse e ao professor maior confiança em seu trabalho e em seu aluno, a tecnologia tem sido uma balança muito importante entre aluno e professor.
    GEOVANA PAIVA FERREIRA / 1° SEMESTRE PEDAGOGIA UNOPAR.

    ResponderExcluir