Tecnologia na Educação: a sala de aula está mudando de cara!
Instituições de ensino adotam a tecnologia para mudar a forma como as aulas são apresentadas e o conteúdo, estudado. Maioria dos alunos e professores aprova.
Imagine uma sala de aula. O que lhe vem à cabeça – alunos sentados nas respectivas cadeiras, fazendo anotações em seus cadernos enquanto um professor, à frente de todos, ensina a lição no quadro negro? Esta cena retrata bem a escola como a conhecemos há várias décadas, porém trata-se de uma realidade que está mudando. E mudando a passos céleres.
Com os recentes avanços tecnológicos, é cada vez maior o número de instituições de ensino que adotam computadores, tablets, e inovam na forma de ensinar. Os resultados têm se mostrado promissores em centenas de escolas de diferentes países ao redor do mundo, fazendo com que esses métodos cheguem ao Brasil com a esperança de melhorar a aprendizagem dos nossos alunos.
Os alunos têm acesso constante a computadores, por meio dos quais realizam exercícios, estudam e fazem testes. Os professores, por sua vez, recebem relatórios diários da performance de cada aluno em cada tipo de exercício. Dessa maneira, eles podem ajudar os estudantes a resolver suas dificuldades, de acordo com problemas apontados pelo software. Além disso, os professores permitem que os alunos passem a níveis mais avançados apenas quando suas habilidades na fase anterior foram consolidadas. A experiência é altamente individualizada.
Colégios particulares e públicos entram na onda da virtualização do ensino
Inspiradas pela ideia de unir tecnologia e educação, escolas brasileiras também adotaram metodologias inovadoras para tentar melhorar o ensino. Uma delas é a Escola Municipal André Urani. Localizada na comunidade da Rocinha, uma das mais humildes do Rio de Janeiro, a escola pública não lembra em nada uma escola tradicional.
Em vez de cadeiras enfileiradas, a escola optou por mesas distribuídas pela sala, onde os alunos podem sentar em grupos para estudar. Os tradicionais quadros negros de giz foram substituídas por modernas lousas inteligentes. E os cadernos, lápis e canetas deram lugar a notebooks.
"Ferramentas como os tablets são direcionadas para o mercado, mas precisamos questionar e buscar formas adequadas de adaptá-las e inseri-las na escola”, explicou Valdenice Minatel, coordenadora-geral de Tecnologia da escola.
“Estamos formando alunos para a vida, que é repleta dessas tecnologias, então é fundamental oferecermos esse tipo de preparo, que pode até ser decisivo na carreira profissional deles”.
“A tecnologia não substitui os professores, mas os ajuda na tarefa de levar conhecimento aos jovens”.
Ao observar esses exemplos, é possível notar como as novidades tecnológicas estão sendo empregadas em escolas para auxiliar e enriquecer o processo de ensino-aprendizagem. Ainda mais importante do que a tecnologia, entretanto, são os métodos inovadores que se tornam possíveis graças ao uso de equipamentos cada vez mais modernos. Se feita corretamente, a união entre tecnologia e metodologia poderá representar o futuro da educação – mais individualizada, interativa e melhor para alunos e professores.
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