13 perguntas e respostas sobre computadores na
pré-escola
Por que e como incluir o uso do computador de maneira adequada na rotina
da criançada
É cada vez mais presente no discurso dos educadores a ideia de
que computador na escola só se for para ser usado como ferramenta pedagógica a
fim de proporcionar aprendizagens às crianças.
Porém, quando esse é o assunto no currículo da pré-escola, ainda
existem muitas dúvidas - inclusive na cabeça dos pais. Será que a máquina é
realmente útil ou, no fim das contas, acaba virando mais um brinquedo na mão
dos pequenos?
NOVA ESCOLA consultou especialistas, que responderam a 13 perguntas sobre o tema para ajudar você a lidar com o assunto de forma prática e inteligente.
NOVA ESCOLA consultou especialistas, que responderam a 13 perguntas sobre o tema para ajudar você a lidar com o assunto de forma prática e inteligente.
1 Por que os pequenos
devem usar o computador?
Primeiro porque é papel da escola apresentar os elementos do
mundo em que vivemos e ensinar como interagir com eles. Segundo porque, ao
planejar trabalhos com o computador na pré-escola, o educador permite que a
turma desde cedo acesse diversas manifestações da linguagem. "O importante
é não esquecer de que a tecnologia tem de ser usada para expandir
conhecimentos. Não vale usá-la de maneira gratuita", diz Maria Virgínia
Gastaldi, formadora do Instituto Avisa Lá, em São Paulo.
2 Qual deve ser o foco do
trabalho com as crianças?
Por ser uma ferramenta para ajudar na ampliação dos saberes (e
não o objeto da aprendizagem), a máquina deve ser incluída na rotina para a
realização de pesquisas na internet, o desenvolvimento de projetos ou para o
uso de jogos que tenham como tema algum conteúdo que esteja sendo explorado no
momento, dentre outras possibilidades (leia a sequência
didática). Não faz sentido reservar um tempo para aulas
de informática a fim de ensinar como usar o mouse ou identificar os símbolos.
Enquanto praticam a escrita do nome próprio, por exemplo, todos aprendem a
operar o aparelho.
3 É preciso garantir uma
máquina para cada criança?
Não. O ideal é ter uma em cada sala. No caso de existir uma sala
de informática ou então somente um aparelho na escola, os educadores têm de
organizar um cronograma para garantir que todas as crianças tenham acesso.
Assim, a atividade não será encarada como algo que ocorre raramente e, por
isso, desperta ansiedade ou então se torna o centro das atenções da garotada.
Porém, mais do que isso, a escola tem de se preocupar em integrar a tecnologia
à aprendizagem, ou seja, fazer do computador um componente rotineiro para o
grupo.
4 E o aluno que nunca teve
acesso à informática?
Mesmo para essas crianças, não é necessário fazer uma
apresentação formal. O educador é sempre a referência para a turma. Então,
basta que, ao começar uma atividade qualquer, ele explique os objetivos e
descreva o que está fazendo. A tecnologia faz parte da cultura e a escola
é responsável por fazer com que a criançada tenha acesso a ela.
"Quem tem o recurso em casa leva para a escola novos elementos e
compartilha com os colegas. Quem não tem adquire a chance de desenvolver as
mesmas habilidades, passando a fazer parte do mundo digital", explica
Camilla Duarte Schiavo Ritzmann, coordenadora pedagógica da Escola Santi, na
capital paulista.
5 Os pequenos podem
brincar com o computador?
Sim, desde que as brincadeiras não sejam passatempos, atividades
que não se refletem em aprendizagens. O educador tem de eleger jogos e
programas interativos que agreguem o trabalho com os conteúdos didáticos
explorados na pré-escola.
6 Quais as características
de um bom jogo online?
Tal como um jogo de tabuleiro, ele precisa desafiar os pequenos
a colocar em cena seus conhecimentos, assim como apresentar novas informações
para desafiá-los. Modelos que apresentam questões a serem respondidas e depois
simplesmente revelam certo ou errado, sem justificativas, por exemplo, não são
interessantes.
7 O educador precisa
dominar informática?
Não, mas é imprescindível estudar antes o que vai ser
apresentado para a criançada, tanto para saber se o material tem qualidade didática
como para planejar os encaminhamentos. No caso do uso da internet para fazer
pesquisas, é preciso cuidar para que a turma não acesse sites inadequados para
a faixa etária ou pouco confiáveis, que podem fornecer informações de qualidade
duvidosa.
8 Qual o tempo ideal de
uso da máquina por dia?
Não existe uma medida-padrão. O importante é balancear essa
atividade em relação a outras típicas da Educação Infantil, como a roda de
leitura. Na sala da pré-escola da CMEI Nossa Senhora de Fátima, em Curitiba, o
computador fica em um dos cantos, tal como o da cozinha, da leitura e dos
jogos. "A intenção é justamente diversificar a oferta de
possibilidades", explica a professora Joseana de Almeida Fonseca Fontoura.
9 Ter acesso à internet é
fundamental?
Embora não seja obrigatório, é difícil conceber um computador
que não esteja conectado à rede mundial hoje em dia. Ela é uma ótima fonte de
pesquisa e o acesso está cada vez mais fácil para a população. No mais, a
interação virtual é um aspecto que deve ser apresentado às crianças e
estimulado. É muito enriquecedor mostrar a possibilidade de buscar informação em
lugares que muitas vezes estão longe de onde a criançada vive.
10 É válido usar programas
para desenhar?
Sim, para que a turma conheça outra forma de criar desenhos.
"Porém um equívoco muito comum é imprimir os trabalhos", diz Silvana
Augusto, formadora do Avisa Lá. É um gasto desnecessário de material e,
transferindo a produção para o papel, o educador limita as possibilidades de
uso da máquina. Por exemplo, propor que as crianças alterem o material para
usá-lo em outros projetos.
11 A tecnologia desestimula
a leitura de livros?
Não deveria, já que se tratam de suportes diferentes, tal como a
televisão e o rádio, e um não substitui o outro. É importante compreender que é
preciso lidar com todas elas. Enquanto no computador a leitura pode ser
complementada com recursos audiovisuais usados de forma interativa, com o
livro, fica mais ao cargo do leitor interpretar o texto.
12 A aprendizagem da
escrita à mão fica prejudicada?
Não, porém é tarefa do educador garantir que o trabalho com
lápis e papel e com letras móveis ocorram também. Naturalmente, muitos adultos
hoje não escrevem à mão com a mesma frequência de antes e essa deve ser uma
tendência entre os pequenos. Mas como há situações em que a escrita de próprio
punho não pode ser substituída (por exemplo, quando as crianças estão em um
estudo de campo e precisam fazer anotações), é fundamental garantir essa
aprendizagem. "A criançada precisa aprender todas as possibilidades da
escrita para que possa escolher qual é a mais adequada para usar em cada
situação", fala Silvana.
13 A troca mensagens
eletrônicas deve ser estimulada?
Sim, porque é uma forma de comunicação real, tal como a carta.
Porém, tem de ser uma atividade contextualizada (por exemplo, escrever um
e-mail para indicar para os colegas de outra escola o livro que a turma leu
recentemente, com a elaboração de uma resenha). O correio eletrônico também
pode ser usado para contatar profissionais, como médicos e biólogos, que possam
esclarecer dúvidas e ampliar conhecimentos da criançada.
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