terça-feira, 21 de março de 2017

Veja as maiores inovações tecnológicas na educação Jenifer Aparecida

Veja as maiores inovações tecnológicas na educação





Não é novidade que a tecnologia está cada vez mais presente em nossas vidas. Só no Brasil, existem 110 milhões de pessoas conectadas à internet, um número que representa 54% da população. E, quando se trata de acesso a dispositivos mobile, temos 276 milhões de contas ativas, ou seja, 1,35 dispositivos por pessoa (dados do We Are Social 2015).
O público mais atingido por essas inovações é, sem dúvida, os jovens. Conectados em casa, no trabalho e na escola, essas pessoas são capazes de assimilar facilmente novas informações e se transformar em hard users de novas tecnologias. Basta vermos como as redes sociais se proliferaram e ganharam adeptos rapidamente.
Mas o que vem chamando mais a atenção é o uso de tecnologia na educação. Ela ajuda ou atrapalha? Como ela influencia na aprendizagem dos alunos? Quais são as principais inovações que vêm fazendo a cabeça dos alunos e professores em sala de aula? Confira agora mesmo!

O desafio do uso da tecnologia na educação

O modelo de ensino repassado nas universidades para os futuros professores ainda é o mesmo de décadas atrás: quadro-negro, giz, livros de papel, trabalhos, provas. Mas é evidente que os alunos não aprendem somente dessa forma. Enquanto alguns têm mais facilidade com textos, outros são mais hábeis com jogos e lógica; enquanto uns aprendem ouvindo, outros aprendem escrevendo.
Essa diversidade sempre foi um fator limitador da prática docente, já que os professores não tinham como trabalhar com tantos perfis de alunos em uma única aula. Entretanto, com o uso da tecnologia, hoje é possível personalizar o ensino de tal maneira que cada aluno se sinta mais participativo e integrado à sala de aula.

As barreiras a serem superadas

Como resultado dessa abertura de possibilidades, várias instituições de ensino passaram a adotar novas tecnologias para fomentar a participação e o interesse dos alunos, como smartphones, tablets, jogos on-line, entre outros. Mas também se viram diante de um grande desafio: como contornar as distrações que esse tipo de recurso traz para o ambiente de estudos?
Por exemplo: como manter um aluno focado em uma pesquisa na internet, sem acessar redes sociais ou trocar mensagens com amigos? Como fazer com que um jogo on-line seja usado apenas para a aprendizagem e não para outras distrações? A resposta está no uso consciente das tecnologias — o que também deve ser ensinado aos alunos antes da adoção de qualquer tecnologia na educação.
Outra barreira enfrentada pelas instituições de ensino é a capacitação de professores para o uso de tecnologia na educação. Obviamente os professores mais jovens são mais abertos à inovação, pois têm maior facilidade no uso de tecnologias. Mas muitos professores experientes ainda se mostram avessos ao uso deste tipo de recurso.
É por essa razão que a simples adoção de novas tecnologias na educação não é suficiente para promover um ensino moderno e de qualidade, que realmente integre o ambiente de estudos ao contexto em que o aluno está inserido. É preciso ir além e preparar todo o ambiente escolar para que as tecnologias utilizadas sejam realmente aproveitadas por alunos e professores.

As potencialidades do uso da tecnologia na educação

Barreiras à parte, o uso da tecnologia na educação deve ser visto como uma evolução natural dos métodos de ensino — logo, benéfico para alunos, professores e instituições de ensino. Em vez de manterem uma infraestrutura gigantesca com bibliotecas extensas e livros desatualizados, as escolas e universidades podem criar repositórios de conhecimento on-line (com e-books e wikis, por exemplo), transformando alunos e professores em criadores do seu próprio conhecimento.
O ambiente escolar pode ultrapassar os muros e ir até a casa do aluno, até a praia ou o campo, ampliando as oportunidades de estudo para milhares de pessoas. A obrigatoriedade de estar todos os dias em sala de aula em horários predeterminados também deixa de existir, pois os alunos podem ter acesso aos conteúdos de aula em qualquer lugar, bastando acessar um ambiente virtual de aprendizagem.
Alunos que têm dificuldades de expressão oral têm a oportunidade de participarem ativamente de debates, chats e fóruns, fortalecendo a sua autoconfiança e dando aos professores mais recursos para a avaliação da aprendizagem. Professores podem acompanhar com mais eficiência o desenvolvimento de cada aluno e, assim, darem um tratamento mais justo e igualitário nas avaliações.
Como você pode ver, o uso de tecnologia na educação traz muito mais vantagens do que desvantagens. Não é à toa que, segundo estudos, 75% dos educadores acreditam que o uso de tecnologias na educação é positivo. O grande diferencial está em como as tecnologias são utilizadas para potencializar o ensino. No próximo tópico, você vai conferir mais benefícios que a tecnologia na educação pode trazer.

Os principais benefícios do uso da tecnologia na educação

Tecnologia e educação devem andar de mãos dadas, mas é importante ressaltar que a tecnologia é uma ferramenta de educação. Portanto, deve dar suporte a professores e alunos para que a aprendizagem seja mais eficiente e facilite a obtenção de resultados. Ou seja, a tecnologia não faz milagres por si só. Ela depende de como as pessoas fazem uso dos seus recursos para gerar resultados positivos.

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