segunda-feira, 27 de março de 2017

Importância do uso das tecnologias na educação - Karina Florêncio Correia 1º Semestre Pedagogia

Nunca foi tão difícil para os professores terem a atenção dos alunos como acontece hoje. O uso de tecnologias fazem com que os alunos fiquem desatentos, desinteressados, para eles tudo é mais interessante quando se tem a tecnologia em mãos. O que fazer diante desse problema?

Falando sobre o cotidiano dessas crianças e adolescentes de hoje em dia, devemos usar essas ferramentas a favor, tornando as aulas mais atraentes.

O computador: O aluno passa a ser o ator de sua própria aprendizagem, e sendo assim o professor passa a ser o guia nesse processo de aprendizagem. Quando o aluno interage com o computador, é possível adequar as matérias de acordo com as necessidades pessoais de cada estudante. Desta forma, os alunos com deficiência cognitiva podem fazer exercícios diferenciados usando o mesmo tópico, os demais alunos podem avançar nas atividades segundo seu conhecimento, e os superdotados podem seguir adiante, em busca de novos desafios.

A internet é uma grande fonte de pesquisa, por meio da web, torna-se mais fácil a interação entre conteúdo didático e a realidade. Neste caso o papel do professor é de ajudar a avaliar as fontes de informações e mesmo todo o conteúdo disponível ao aluno. O professor atua como um guia do conteúdo disponível. A grande maioria das pessoas são visuais, portanto, o uso de figuras possibilitará aos alunos uma melhor memorização e assimilação do conteúdo.

Os alunos motivam-se quando um conteúdo envolve algum tipo de competição. Aprender torna-se divertido com o uso de jogos. Alunos que estão competindo entre si ou com a máquina ficam imersos nas atividades, e até lamentam quando o horário da aula termina. Já imaginou alunos que não veem a hora de assistir à sua aula? Isto é possível com o uso da tecnologia uso de exercícios desafiadores, jogos, etc.

Karina Florêncio Correia 1º Semestre Pedagogia Unopar

Nenhum comentário:

Postar um comentário