Para entendermos sobre como a tecnologia influência nos paradigmas da escola moderna, precisamos nos atentar ao significado de paradigmas.
Segundo o físico americano Thomas Khun:" Um paradigma é aquilo que os membros de uma comunidade partilham e, inversamente, uma comunidade cientifica consiste em homens que partilham um paradigma."KHUN apud SANTOS, 2009 p.2)
Portanto paradigma é um conjunto de regras, por isso, podemos pensar em quais regras compõe nosso dia a dia.
Neste sentido podemos refletir nas questões dos paradigmas a partir do século XX, nessa época percebeu-se que o mundo não é mais fragmentado em áreas especificas, mas sim uma "rede de relações", onde o individuo pode utilizar de suas emoções, sentimentos e intuições para construir o conhecimento.
Esse paradigma educacional moderno, vem fazendo grandes transformações nas escolas, professores e alunos. Ou seja, essa mudança caracteriza-se com a participação ativa na construção do conhecimento do individuo.
Nesta concepção o professor não tem mais uma postura apenas ativa e o aluno passiva no processo de ensino-aprendizagem. Torna-se então uma relação horizontal entre esses dois atores, o professor passa a ser mediador de um determinado conhecimento, e os alunos passam a construir seu próprio conhecimento.
O uso de tecnologias nesse paradigmas ganha uma nova dimensão, que passam a ser ferramentas fundamentais para a construção do conhecimento, de forma colaborativa envolvendo alunos e professores.
Alguns exemplos das tecnologias em um paradigma moderno em sala de aula são: Videos, fotos, blogs e enquetes on-line, que auxiliaram no processo de pesquisa e aprendizagem.
Utilizando-se desses conceitos o professor terá a oportunidade de promover indivíduos críticos que saberão estar presentes em uma sociedade colaborativa. Valorizando o aluno ás perspectivas de uma escola moderna.
GABRIELA TILLVTZ MACHADO
1 SEMESTRE- PEDAGOGIA.
Alguns exemplos das tecnologias em um paradigma moderno em sala de aula são: Videos, fotos, blogs e enquetes on-line, que auxiliaram no processo de pesquisa e aprendizagem.
Utilizando-se desses conceitos o professor terá a oportunidade de promover indivíduos críticos que saberão estar presentes em uma sociedade colaborativa. Valorizando o aluno ás perspectivas de uma escola moderna.

GABRIELA TILLVTZ MACHADO
1 SEMESTRE- PEDAGOGIA.
Nenhum comentário:
Postar um comentário