quinta-feira, 30 de março de 2017

CAROLINA OLIVEIRA DE SOUZA - AUDIODESCRIÇÃO A MAIS NOVA INCLUSÃO DIGITAL

EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA

AUDIODESCRIÇÃO 


Alunos dos cursos de pós-graduação do projeto Unesp/Redefor já receberão material com audiodescrição a partir de outubro
Desde o inicio de julho entrou em vigor a portaria do MiniCom nº 188/2010 que obriga as emissoras de televisão brasileiras, com sinal digital, a transmitirem ao menos duas horas semanais de programação com audiodescrição. Esse recurso deve beneficiar cerca de 16 milhões de deficientes visuais. Na educação, a Unesp (Universidade Estadual Paulista) passa a incorporar a audiodescrição como ferramenta pedagógica nos cursos de educação a distância, a partir de outubro deste ano.

Transformar o visual em verbal é a principal função da audiodescrição - um instrumento de mediação, que utiliza recursos da tradução para descrever imagens em palavras, misturando a narração com a descrição. 


Na educação, a audiodescrição contribui para a inclusão escolar, permitindo aos alunos o acesso ao conteúdo imagético e ampliando seu entendimento e suas oportunidades de conhecimento. 

Para as próximas turmas dos cursos de especialização a distância, oferecidos pela Unesp no âmbito do programa Rede São Paulo de Formação Docente (Redefor) serão produzidos materiais pedagógicos utilizando o recurso de audiodescrição. O objetivo é a capacitação dos professores da rede pública de ensino para a inclusão escolar.

“É preciso que se pense a formação contínua dos educadores contemplando os princípios da educação inclusiva. Com a especialização espera-se que haja o aprofundamento nas áreas de conhecimento em que o professor atua para que resulte em melhor ensino”, afirma o professor Klaus Schlünzen Junior, coordenador do Núcleo de Educação a Distância (NEaD) da Unesp, responsável pela gestão de mídias dos cursos do programa Unesp/Redefor, voltados para educadores do Ensino Fundamental II e Ensino Médio . 

A audiodescrição fará parte da segunda turma dos cursos de especialização em Língua Inglesa, Arte, Filosofia, Geografia e Química e da primeira turma de sete novos cursos de Especialização em Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, sendo um voltado para professores de sala comum e outros seis para professores do Serviço de Apoio Pedagógico Especializado (SAPE), nas áreas de: Deficiência Intelectual; Deficiência Física; Deficiência Auditiva; Deficiência Visual; TGD – Transtorno Global de Desenvolvimento; Altas Habilidades/superdotação.

Segue vídeo para mostrar como funciona esse trabalho fantástico




ALUNA: Carolina Oliveira Souza.  
CURSO: PEDAGOGIA 1º SEMESTRE. 

Um comentário:

  1. Adorei o post, Carol! Achei interessante audiodescrição, tanto que, hoje em dia estamos cada vez mais em avanço a inclusão nas salas de aula, e um grande auxilio a isso pode com certeza ser a audiodescrição nos materiais digitais que forem aplicados pelos professores ajudando no desenvolvimento dos alunos com deficiência visual ali presentes.
    | Larissa Geovana - Pedagogia 2017, 1º semestre.

    ResponderExcluir